TRANSIÇÃO


Em uma tarde de domingo, por volta das 18 horas, Lupércio convidou sua namorada para irem a uma igreja diferente daquela que eles estavam acostumados a frequentar. Paula prontamente aceitou o convite. Os dois foram e participaram do encontro. Paula gostou da igreja. Depois de uma conversa, os dois decidiram congregar na comunidade de fé que haviam visitados. Fizeram a transição de uma igreja para outra.

Transição é uma ação, é o efeito de passar implicando mudança na forma de ser ou estar. Lupércio e Paula deixaram de ser pentecostais para serem reformados; estavam na Igreja Assembleia de Deus e agora estão na Igreja Presbiteriana. Transição, portanto, é um processo de passagem.

O verbo “ser” denota essência. Houve uma transição de ser. O casal deixou de ser pentecostalista. Tornaram-se reformados. A transição provoca transformação, no caso em questão, transformação do ser. Diferentemente do filósofo Parmênides, autor da escola Eleática, eu creio na transição/transformação do ser. Uma pessoa pode deixar de ser violenta. Alguém, após a passagem pelo AA (Alcoólicos Anônimos) pode deixar de ser alcoólatra; enfim, os exemplos são muitos.

“Estar” é se fazer presente em algum lugar. Lupércio e Paula deixaram de estar na Assembleia de Deus para estarem na Presbiteriana. O estar é transitório. Quem está em um lugar hoje pode não estar amanhã. A água, por exemplo, pode transitar pelos estados líquido, sólido e gasoso. Quem está em transição está sempre em transito.

O ser pode ser transformado? Pode, contudo, é um processo difícil e que leva tempo. Quem quer passar por uma transformação no ser precisa estar disposto, à disposição e ter paciência. Agora, o processo na mudança de estado é menos complicado, pois quem está está sempre em movimento.

Na vida da gente, sempre estaremos em constante transição. Isso é bom. Isso é necessário. Isso é importante para que possamos crescer. Vejamos e sigamos o exemplo da lagarta que se transforma em borboleta. A transformação acontece em quatro passagens – o ovo, a larva, a pupa e a fase adulta. A transição para cada estágio é necessário para que a lagarta se metamorfoseie em borboleta. As transições da vida são importantes para que sejamos transmutados em pessoas melhores, melhores para nós mesmos e para os outros.


Luís José Braga Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO JÁ TEM MUITOS SUPER-HERÓIS!

Testemunho e incentivo

FELICIDADE