AGAPAO


O apóstolo João, em sua primeira epístola, traz aos cristãos o seguinte mandamento: “Amados, amemo-nos uns aos outros porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1 João 4, 7).

A ordem é a seguinte: agapao. Agapao no grego é “receber com alegria”, “acolher”, “amar ternamente”, com respeito às pessoas significa “estar satisfeito”. Não há possibilidade de amar quem nunca passou pelo acolhimento; não existe amor entre duas pessoas que não se receberam com alegria. Não é amor se algo que os amantes sentem não seja terno, suave e pacífico. O amor traz um estado de satisfação de modo que não existe a necessidade de algo a mais. O plus no amor é desnecessário.

Por que devemos amar? Devemos amar porque o amor procede do eterno Deus. O amor tem origem no Eterno; ele é a fonte do amor. O banquete de amor (ágape no grego) é posto por Deus. Associe amor com banquete. Lembre-se do livro O Banquete de Platão. Entre os amantes sempre há um banquete de amor e este é sempre oferecido pelo Eterno.

Todo aquele que ama é nascido de Deus. Na tradição judaica, nascer é trazer dos outros ao seu modo de vida. Nascer de Deus é trazer o jeito de Deus ao nosso modo de vida. E como fazemos isso? Trazemos o jeito de Deus ao nosso jeito de viver quando fazemos a vontade dele. Jesus em todo tempo em que esteve entre nós ensinou-nos como fazer a vontade de Deus. A vontade do Eterno está contida nos evangelhos.

Para encerrar, quem ama conhece a Deus. Quer conhecer a Deus? Ame e seja amado. Quer conhecer o amor? Tenha uma experiência verdadeira com o Eterno.


Luís José Braga Júnior


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO JÁ TEM MUITOS SUPER-HERÓIS!

Testemunho e incentivo

FELICIDADE