SÉRIE: COLOCANDO O PINGO NOS IS: O TEMPO CURA?
O
TEMPO CURA?
“Tudo tem o seu tempo determinado,
e há tempo para todo propósito debaixo dos céus [...] Tempo de curar [...]” (Trecho do livro de Eclesiastes)
Já ouvi muitas pessoas afirmarem que o tempo cura.
Será que o tempo é investido de poder curador? É possível o tempo outorgar cura
sobre alguém? Será que dele emana cura? Ou será que Deus pode usar o tempo para
curar alguém? Tentaremos responder, através deste artigo, estas questões.
Antes de responder as perguntas acima, precisamos trazer
o conceito de tempo:
tempo é a duração de um evento;
tempo é o momento atmosférico;
tempo é a duração de cada parte do compasso musical;
tempo é o pretérito, presente ou o futuro dos
verbos;
tempo é o tempo gasto para chegar a algum lugar;
tempo é um espaço de tempo.
Agostinho (filósofo cristão) ensinou-nos que a
sucessão dos tempos é feita de uma sequência infindável de instantes.
Diferentemente de Santo Agostinho, Kant (filósofo
prussiano), por sua vez, nega a existência do tempo, defendendo que o tempo é
uma noção a priori, isto é, relativa,
que não designa nada além de determinada característica do nosso modo humano de
receber informações através dos sentidos.
Para Wesley Fontolan (líder de
jovens e presbítero da Igreja Evangélica de Pinheiros em Itú/SP) o tempo não
cura, pois, segundo ele, se alguém falece esperando por sua cura é porque o
tempo lhe foi ineficaz. “Quando quer, Deus cura. Às vezes usa o tempo!”, afirma
o presbítero.
Na Bíblia, conseguimos perceber
dois tipos diferentes de tempo; kairós e
kronos. Estas são palavras gregas. Os
gregos também faziam distinção entre estes dois tempos.
O Livro Sagrado deixa claro que
existe sim um tempo, aliás, dois. Vejamos:
Kairós (Κɑɩρός) significa um ponto de tempo e, também, período de
tempo (Lc 21,36; At 14,17; 2 Co 6,2; Ef 6,18; 2 Tm 3,1); (tempo) presente (Rm
3,26; 13,11). kɑτά kɑɩρόν de tempos
em tempos (Jo 5,4); o tempo certo, próprio, favorável (Mt 24,45; Mc 12,2; Lc
20,10; Jo 7,6,8; At 24,25); oportunidade (Gl 6,10; Cl 4,5; Hb 11,15); tempo fixo,
definido (Mt 13,30; 26,28; Mc 11,13; Lc 8,13; 19,44; Gl 4,10; 6,9; 2 Tm 4,6);
tempo de crise, os últimos tempos (Mt 8,29; 16,3; Mc 10,30; 13,33; Lc 21,8; 1
Co 7,29; Ef 1,10; Ap 1,3).
Kronos (χρόνος) significa tempo (Mt 25,19; Lc 8,27; Jo 7,33; At
1,7; 14,3,28; 17,30; Rm 6,25; 1 Co 16,7; Gl 4,4; Hb 5,12; Ap 6,11); demora,
prazo, tempo (Ap 2,21; 10,6). [crono –
prefixo de vários vocábulos, e.g.
cronologia, cronômetro].
Voltando a refletir nas perguntas do início deste
artigo, e de acordo com as definições e com os versículos supracitados, podemos
concluir que, não há nenhum poder curador no tempo, seja ele kairós ou kronos,
porém,
Deus é poderoso para intervir no tempo (kronos),
para no tempo certo/oportuno (kairós) derramar saúde sobre o nosso corpo,
fazendo com que sejamos curados
das feridas do corpo
ou das mazelas da alma,
de modo que kairós
é o tempo que alimenta a alma.
REFERÊNCIAS
·
A Bíblia de
Estudo Anotada Expandida – Charles C. Ryrie;
·
LÉXICO DO N.T.
GREGO/PORTUGÊS – F. Wilbur Gingrich, Frederick W. Danker;
·
Confissões –
Agostinho;
·
Crítica da Razão
Pura – Immanuel Kant
(foto da Estação da Luz - São Paulo/SP - imagem da internert)
Luís José Braga Júnior
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