SÉRIE: COLOCANDO O PINGO NOS IS: O TEMPO CURA?

O TEMPO CURA?
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo dos céus [...] Tempo de curar [...]” (Trecho do livro de Eclesiastes)

Já ouvi muitas pessoas afirmarem que o tempo cura. Será que o tempo é investido de poder curador? É possível o tempo outorgar cura sobre alguém? Será que dele emana cura? Ou será que Deus pode usar o tempo para curar alguém? Tentaremos responder, através deste artigo, estas questões.

Antes de responder as perguntas acima, precisamos trazer o conceito de tempo:

tempo é a duração de um evento;

tempo é o momento atmosférico;

tempo é a duração de cada parte do compasso musical;

tempo é o pretérito, presente ou o futuro dos verbos;

tempo é o tempo gasto para chegar a algum lugar;

tempo é um espaço de tempo.

Agostinho (filósofo cristão) ensinou-nos que a sucessão dos tempos é feita de uma sequência infindável de instantes.

Diferentemente de Santo Agostinho, Kant (filósofo prussiano), por sua vez, nega a existência do tempo, defendendo que o tempo é uma noção a priori, isto é, relativa, que não designa nada além de determinada característica do nosso modo humano de receber informações através dos sentidos.

Para Wesley Fontolan (líder de jovens e presbítero da Igreja Evangélica de Pinheiros em Itú/SP) o tempo não cura, pois, segundo ele, se alguém falece esperando por sua cura é porque o tempo lhe foi ineficaz. “Quando quer, Deus cura. Às vezes usa o tempo!”, afirma o presbítero.

Na Bíblia, conseguimos perceber dois tipos diferentes de tempo; kairós e kronos. Estas são palavras gregas. Os gregos também faziam distinção entre estes dois tempos.

            O Livro Sagrado deixa claro que existe sim um tempo, aliás, dois. Vejamos:

Kairós (Κɑɩρός) significa um ponto de tempo e, também, período de tempo (Lc 21,36; At 14,17; 2 Co 6,2; Ef 6,18; 2 Tm 3,1); (tempo) presente (Rm 3,26; 13,11). kɑτά kɑɩρόν de tempos em tempos (Jo 5,4); o tempo certo, próprio, favorável (Mt 24,45; Mc 12,2; Lc 20,10; Jo 7,6,8; At 24,25); oportunidade  (Gl 6,10; Cl 4,5; Hb 11,15); tempo fixo, definido (Mt 13,30; 26,28; Mc 11,13; Lc 8,13; 19,44; Gl 4,10; 6,9; 2 Tm 4,6); tempo de crise, os últimos tempos (Mt 8,29; 16,3; Mc 10,30; 13,33; Lc 21,8; 1 Co 7,29; Ef 1,10; Ap 1,3).

Kronos (χρόνος) significa tempo (Mt 25,19; Lc 8,27; Jo 7,33; At 1,7; 14,3,28; 17,30; Rm 6,25; 1 Co 16,7; Gl 4,4; Hb 5,12; Ap 6,11); demora, prazo, tempo (Ap 2,21; 10,6). [crono – prefixo de vários vocábulos, e.g. cronologia, cronômetro].

Voltando a refletir nas perguntas do início deste artigo, e de acordo com as definições e com os versículos supracitados, podemos concluir que, não há nenhum poder curador no tempo, seja ele kairós ou kronos,

porém,

Deus é poderoso para intervir no tempo (kronos),

para no tempo certo/oportuno (kairós) derramar saúde sobre o nosso corpo,

fazendo com que sejamos curados

das feridas do corpo

ou das mazelas da alma,

de modo que kairós é o tempo que alimenta a alma.


REFERÊNCIAS
·         A Bíblia de Estudo Anotada Expandida – Charles C. Ryrie;

·         LÉXICO DO N.T. GREGO/PORTUGÊS – F. Wilbur Gingrich, Frederick W. Danker;
·         Confissões – Agostinho;

·         Crítica da Razão Pura – Immanuel Kant


(foto da Estação da Luz - São Paulo/SP - imagem da internert)

Luís José Braga Júnior





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