Lectio Divina: Evangelho de João, capítulo 1, versículos 1-14


I – Leitura:
Antes de tudo, havia a Palavra, a Palavra presente em Deus, Deus presente na Palavra. A Palavra era Deus, Desde o princípio à disposição de Deus.
            Tudo foi criado por meio dele; nada — nada mesmo! — veio a existir sem ele. O que veio à existência foi a Vida, e a Vida era a Luz pela qual se devia viver. A Luz da Vida brilhou nas trevas; as trevas nada puderam fazer contra a Luz.
 Houve um homem, chamado João, enviado por Deus para apontar o caminho para a Luz daVida. Ele veio dizer a todos para onde olhar, em quem deviam crer. João não era a Luz; ele estava ali para mostrar o caminho para a Luz.
 A Luz da Vida era verdadeira; Cada pessoa que entra na Vida é conduzida à Luz. Ele estava no mundo, e o mundo existe por causa dele; mesmo assim, o mundo não o acolheu. Ele veio para seu povo, mas eles não o quiseram. Mas houve os que o quiseram de verdade, que acreditaram que ele era o que afirmava ser e que fez o que disse ter feito. Ele fez deles seu povo, os filhos de Deus. Filhos nascidos de Deus, não nascidos do sangue, não nascidos da carne, não nascidos do sexo.
 A Palavra tornou-se carne e sangue, e veio viver perto de nós. Nós vimos a glória com nossos olhos, uma glória única: o Filho é como o Pai, Sempre generoso, autêntico do início ao fim.

II – Meditação:
Antes de tudo, havia a Palavra, o Verbo, o Logos; Jesus é a Palavra, o Verbo, o Logos. A Palavra está presente em Deus e este está Presente no Logos; o Pai e o Filho são Um; Jesus e Deus são Um. Há harmonia entre Eles.
Tudo foi criado por meio Jesus. O Verbo estava sempre presente no processo bendito da criação. Pai e Filho criaram juntinhos todas às coisas. E, claro, faz-se necessário dizer que o Espírito Santo também estava presente na criação e que Ele também faz parte da Santíssima Trindade, ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo são Um.
Houve um dia na história, que o Verbo encarnou-se; o Logos que também é a Luz trouxe novamente sentido e significado à vida; a Palavra é a Vida. A Luz da Vida brilhou nas trevas. Sim, estávamos nas trevas por causa do pecado; a escuridão é a ausência da Luz, e o pecado é a ausência da Vida.
João Batista, filho de Zacarias e Isabel, não era a Luz, porém, veio para falar de Jesus às pessoas. João era pregador e pastor em uma igreja no deserto. O Batista preferia o silêncio do deserto a balburdia da cidade.
A voz do que clama no deserto, era um homem simples, que pregava e batizava na beira do Jordão. Ele falava da Luz. Dizia que a Luz é verdadeira. Ensinava que Jesus era o único e verdadeiro caminho.
Mesmo com a pregação de João, o povo de Israel não quis receber Jesus. Porém, todos que O desejam de verdade e com sinceridade, poderão recebê-lO, e, como conseqüência, terão o direito de serem chamados filhos de Deus.
Ao longo do tempo, muitos receberam Jesus e tornaram-se Seus seguidores. Ainda há tempo para recebê-lo. Aproveite o dia chamado Hoje e se entregue a Ele.
A Palavra tornou-se carne e sangue; viveu com a gente por um tempo. Hoje Jesus Cristo está assentado num alto e sublime trono, à direita de Deus Pai. Todavia, Ele, agorinha mesmo, está aqui comigo e está aí com você. Basta senti-lO e contemplá-lO.

III – Oração:
            Senhor, obrigado por essa porção do Evangelho. Graças te damos pelo Verbo que um dia encarnou, para que nEle tivéssemos vida. Obrigado Jesus pela tão grande salvação da qual não somos merecedores. Ajuda-nos, oh Santo Espírito, a compartilhar a Palavra (Jesus) com as pessoas, assim como João Batista compartilhava. Em nome de Jesus Cristo. Amém!

IV – Contemplação:
“Contemplar é entrar em solidão, parar e tão somente, olhar para Deus...”
Aquiete-se depois de ter lido o trecho do Evangelho, meditado e orado a palavra.
Contemple agora o nosso Deus; louve-O por aquilo que Ele falou com você e pela Sua visitação.
Se puder e quiser, faça como João Batista, compartilhe essa palavra, com os teus amigos e familiares. Seja um abençoado. Abençoe alguém.

Até a próxima Lectio Divina!  



[Luís Braga]

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO JÁ TEM MUITOS SUPER-HERÓIS!

Testemunho e incentivo

FELICIDADE