O DIREITO À SAÚDE E O SUS

“Saúde é o que importa”, “saúde é o mais importante”, “tendo saúde, o resto à gente dá um jeito”, “com saúde tudo vai bem”. Todos nós já ouvimos estas frases algum dia. Hoje, eu vou conversar um pouco, com o prezado leitor, sobre o direito à saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde).
                        

O direito à saúde se insere a órbita dos direitos sociais constitucionalmente garantidos. Trata-se de um direito público subjetivo, uma prerrogativa jurídica indisponível assegurada à generalidade das pessoas.


O artigo 196 da Constituição Federal deixa claro que a saúde é direito de todos e dever do Estado e o artigo 2º da lei 8.080/90 complementa que, “A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.


Como vimos é dever do Estado garantir o direito à saúde. É também dever do Estado fornecer medicamentos e tratamentos não oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


O Art.196 da CF, diz que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.


Deste modo, o estado ao garantir aos seus cidadãos o direito à saúde, é inconcebível a recusa do fornecimento de medicamentos a pacientes que dela necessitem principalmente aqueles em estado grave, e ainda são cabíveis àqueles sem condições financeiras de custear as despesas desses remédios para sua saúde.


Havendo assim, entre os entes federativos, o Estado, a União e o Município, uma obrigatoriedade de fornecimento desses medicamentos entre sua população.


Até aqui falamos sobre o direito à saúde, agora, conversaremos sobre o SUS:


Segundo o ex-ministro da Saúde, Agenor Álvares, o Sistema Único de Saúde é um sistema impar no mundo, que garante acesso integral, universal, e igualitário à população brasileira, do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos. O sistema transformou o Brasil no país de maior atendimento gratuito de saúde no mundo.


Foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. O SUS é estudado por diversos pesquisadores de vários países.


Antes de 1988, o atendimento dos hospitais públicos estava restrito a 30 milhões de brasileiros. Com a constituição de 88 mais de 70 milhões de cidadãos passaram a ter direito ao atendimento pelo sistema único de saúde.[1]


O SUS não é apenas assistência médico-hospitalar. Também desenvolve, nas cidades, no interior, nas fronteiras, nos portos e aeroportos, outras ações importantes como prevenção, a vacinação e o controle das doenças. Faz vigilâncias permanentes nas condições sanitárias, no saneamento, nos ambientes, na segurança do trabalho, na higiene dos estabelecimentos, e serviços. Regula o registro dos medicamentos, insumos e equipamentos, controla a qualidade dos alimentos e sua manipulação. Normaliza serviços e define padrões para garantir maior proteção à saúde.[2]




[1] http://www.ccms.saude.gov.br/sus20anos/mostra2009/antesedepois.html

[2] http://www.ccms.saude.gov.br/sus20anos/mostra2009/abcdosus.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO JÁ TEM MUITOS SUPER-HERÓIS!

Testemunho e incentivo

FELICIDADE