ISAÍAS: quando a ordem é estabelecida em meio ao caos

Isaías é motorista de ônibus. Seu trabalho, além de outras atividades, é levar estudantes à faculdade. A galera do ônibus chama-o carinhosamente de “Seu Isaías”, “Seu Isa”, ou até mesmo de “Isaia”. Seu Isaías é um senhor magro, não tão alto, usa óculos, dono de uma voz mansa, amante de futebol e torcedor do Santos.
O bom homem inicia o seu dia de com muito bom humor e termina-o muito bem humorado. Sai de sua casa recebendo todos – com muita alegria – em seu ônibus. Quaisquer passageiros são muito bem-vindos, inclusive aqueles que são extremamente chatos.
Seu Isa passa de ponto em ponto pegando os estudantes. Sua linha é a maior, porém, tira de letra, o craque motorista.
O pessoal do campus II salta primeiro. Depois – de quando em quando – salta alguém no campus III. Por último, o querido “moto”, deixa o restante no campus I. No retorno para casa, a ordem dos campus é invertida - campus I, III, II.
Há um problema no campus II: o trânsito de lá é caótico: vans mal estacionadas, ônibus em todos os cantos, motoristas desorganizados, motocicletas pra lá e pra cá, carros subindo e descendo. Toda esta balburdia compõem o cenário da estreita rodovia federal que dá acesso ao campus.
Isaías tem a incrível capacidade e habilidade de estabelecer a ordem em meio ao caos. Quando avista a desordem, salta logo de seu ônibus e vai à busca de solução. Conversa com um motorista aqui, outro ali, aponta um caminho, mostra uma direção até conseguir ordenar o trânsito.
Quando a ordem é estabelecida, os motoristas seguem o curso normal. Isaías volta para o seu carro e segue o seu caminho, deixando os estudantes, cada qual em seu destino.
Depois de distribuir os passageiros, o santista de voz mansa deixa o ônibus na viação, volta para sua casa, com a sensação de missão cumprida e com a certeza de que exerceu a sua profissão da melhor maneira possível.




[Luís José Braga Júnior, membro da Academia Guaçuana de Letras (AGL)]


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O MUNDO JÁ TEM MUITOS SUPER-HERÓIS!

Testemunho e incentivo

FELICIDADE