TODO MUNDO LOUCO, MAS DE TERAPIA EM DIA


Faz parte de qualquer apresentação — principalmente no Tinder — dizer que a terapia está em dia. Todo mundo procura alguém com os remédios psiquiátricos ajustados. Quem encontra uma pessoa com boa saúde mental, na verdade, encontrou um tesouro. Não há uma única pessoa que eu conheça que não esteja tentando regular suas emoções. Estamos todos no mesmo barco furado.

A saúde mental de ninguém está em bom estado diante desta tragédia grega que chamamos de vida. Aqui, quero invocar o pai da psicologia analítica — Carl Gustav Jung — que formulou a teoria dos complexos.

Embora os complexos possam surgir em qualquer momento, na maioria das vezes, originam-se na infância ou na adolescência. Segundo Jung, quando uma experiência é vivida com dor, alegria, vergonha, medo, rejeição ou frustração e não é plenamente digerida pela consciência, ela se organiza em torno de um núcleo afetivo. Senão vejamos: uma criança que sente que nunca agrada os pais pode desenvolver um complexo de inferioridade; alguém que se viu em situação de abandono pode carregar um complexo de rejeição.

Jung ainda ensina que esses núcleos emocionais vão se fortalecendo com o tempo, somando outras experiências e formando “zonas sensíveis” que reagem instantaneamente quando algo os toca. Se sua namorada tem uma explosão de raiva, pode ser que um complexo tenha sido ativado — e não estou me referindo à TPM. Aquele homenzarrão da academia que odeia gays pode estar projetando no outro características que pertencem ao seu próprio complexo.

Os complexos podem ser armadilhas, aprisionando-nos em padrões automáticos. No entanto, quando reconhecidos, transformam-se em portais para a cura e a ampliação da consciência. Não se sinta sozinho caso suas emoções não estejam reguladas. Persevere. Tome seus remedinhos para ser aceito na sociedade — e faça terapia para resolver suas questões.

#SaudeMental #Autoconhecimento #Psicologia #TerapiaTransforma #BemEstar #EquilibrioEmocional #Mindfulness #Healing #MentalHealthAwareness #SelfCare #TodoMundoLouco #SaudeMental #Terapia #Autocuidado #AmorProprio #Autoestima #Mindset #PositiveVibes #MentalHealth #SelfLove #SaudeEmocional #Autocuidado #Resiliencia #ForcaInterior #CrescimentoPessoal #Psicoterapia #SelfCare #Wellness #Mindfulness #Consciência


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É O AMOR... E A POLÍTICA

ACADEMIA GUAÇUANA DE LETRAS: 26 ANOS DE ORGANIZAÇÃO

SEM TEMPO PARA VIVER