UMA FILOSOFIA MUSICAL


Meu fraterno amigo Bertinho,

Agradeço-lhe pela oportunidade de poder refletir a partir do que foi trazido pelo irmão. É difícil para mim elevar os meus pensamentos a fim de alcançar o degrau, na escada de Jacó, que o companheiro de vida já está. Portanto, responderei com humildade, como aprendiz diante do mestre.

Embora seja um tanto descuidado com as datas, vejo elas como marcos ao longo da jornada. Jacó ficou sozinho depois que transpôs suas mulheres pelo vau de Jaboque. Durante o seu isolamento, o texto bíblico nos diz ele lutou com um anjo até o amanhecer. Foi no raiar do dia que o anjo abençoou o filho de Isaque e, como sinal, descolou a junta da coxa de Jacó. O patriarca chamou aquele lugar de Peniel pois afirmou que viu Deus face a face. Todos nós, querido amigo, somos marcados quando iluminados pelas luzes da filosofia, que emanam sempre do Grande Arquiteto do Universo.

Agora veja que interessante. A partir da psicologia analítica de Jung, podemos dizer que o músico é o arquétipo do Criador, porquanto representa a capacidade de transformar emoções, experiências, e ideias em arte. O músico tem a capacidade de canalizar sentimentos e vivências para criar algo. E aqui não há como deixar de lembrar, mais uma vez, do nosso Deus. Pois ele dá forma ao caos interno, expressando subjetividade e promovendo transformação.

Outro arquétipo que representa os músicos é o Mensageiro. Penso que músicos e cantores são profetas que transmitem mensagens profundas. Há também o Curador; eu mesmo, muitas vezes, fui convalescido pela música. Enfim, querido amigo, poderíamos pensar em muitos outros arquétipos.

Por fim, cumpre dizer, que vejo no irmão todos esses arquétipos, já que iluminado pelo Criador, obedeceu ao chamado, sendo fiel a visão celestial, o amigo emana as luzes da filosofia, através da vocalização do logos, da palavra escrita, e das notas musicais dedilhadas. Por essa razão que o fraterno banca a felicidade de todos que caminham contigo.

Um tríplice e fraternal abraço.

Do sempre seu

Luís. 


 


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É O AMOR... E A POLÍTICA

ACADEMIA GUAÇUANA DE LETRAS: 26 ANOS DE ORGANIZAÇÃO

SEM TEMPO PARA VIVER