O ATUAL DILEMA BRASILEIRO

 

Hoje li duas notícias que me deixaram pensativo. Uma falava sobre o temor do governo federal em torno dos gastos com medicamentos judicializados; a outra procurava demonstrar que o protecionismo impede o crescimento econômico do Brasil, a produtividade e a renda da população.  

Escolhas precisam ser feitas no capitalismo: ou pessoas, ou economia. A tentativa de conciliação impediu o avanço do país. É triste, mas é a verdade. Segundo a reportagem da Folha de S. Paulo, por hora trabalhada, a produtividade cresceu em média apenas 0,5% ao ano entre 1981 e 2023 (sic). É claro que estamos falando de uma realidade onde 70% das horas trabalhadas compõe o setor de serviços. A solução, de acordo com os especialistas, é a industrialização.

Por outro lado, o jornalista Mateus Vargas escreveu na Folha que as despesas do Ministério da Saúde para fornecer medicamentos a pacientes que obtém decisões favoráveis na Justiça alcançaram R$2,73 bilhões em 2024 (sic). O Ministério está condicionado às decisões judiciais.

O dilema capitalista está posto: ou crescimento econômico, ou as pessoas. O desafio para os futuros presidenciáveis é apresentar uma proposta onde os dois valores possas convergir. Será? Tenho lá minhas dúvidas.

#Economia #CrescimentoEconômico #Produtividade #Industrialização #Protecionismo #Brasil #GovernoFederal #Medicamentos #Saúde #Justiça #DespesasPúblicas #SetorDeServiços #Desenvolvimento #Renda #Capitalismo #Desafios #Futuro #Política #DecisõesJudiciais #FolhaDeSaoPaulo #MateusVargas #Notícias #Reflexão #Dilema #BemEstar #Presidenciáveis #Conciliação #Avanço #Especialistas #Verdade 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

É O AMOR... E A POLÍTICA

ACADEMIA GUAÇUANA DE LETRAS: 26 ANOS DE ORGANIZAÇÃO

SEM TEMPO PARA VIVER